Notícias
0

Facebook anuncia aquisição do GIPHY em jogada estratégica.

Facebook anuncia aquisição do GIPHY em jogada estratégica. Entenda.

O GIPHY, mais popular banco de dados GIF da web, acabou de ser adquirido pelo Facebook, em uma negociação milionária, em torno de 400 milhões de dólares. Atualmente, o site GIPHY possui 500 milhões de usuários ativos, e com um dado impressionante de visualizações – mais de 11 milhões de horas de GIFs todos os dias em vários lugares da internet. Através de sua API, a plataforma se integra a diversos outros sites – incluindo Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outros.

GIPHY fará parte do Instagram

Conforme comunicado do Facebook, o GIPHY será coordenado pela equipe do Instagram.

” Muitas pessoas em nossa comunidade já conhecem e amam o GIPHY. De fato, 50% do tráfego do GIPHY vem da família de aplicativos do Facebook, metade do que é apenas do Instagram. Ao reunir o Instagram e o GIPHY, podemos facilitar pessoas a encontrar os GIFs e adesivos perfeitos em Stories and Direct “.

Segundo o Facebook, embora o GIPHY passe a fazer parte do Instagram, ele continuará sendo disponibilizado abertamente para o ecossistema em geral. No anúncio, o Facebook não revela muito, apenas observou que a integração do GIPHY e do Instagram “acelerará a forma como as pessoas usam a comunicação visual para se conectarem”.

Como visto, os GIFs se mostraram particularmente populares no Instagram, portanto, uma maior integração com o Stories e Direct faz sentido, embora ainda não haja indicação de como isso será.

Em fevereiro, o Instagram adicionou a capacidade de responder a Stories com GIFs – usando sua integração GIPHY – que foi o último anúncio relacionado a GIF da empresa antes das notícias de aquisição atuais.

A aquisição trará benefícios estratégicos ao Facebook

Obviamente, o Facebook também obterá novos benefícios de marca e rastreamento de dados, tanto pela exposição ampliada da nova marca ‘GIPHY by Facebook‘ quanto pelo uso de conteúdo GIPHY em toda a web.

Os GIFs estão diretamente ligados às emoções dos usuários. Em 2018, O Google comprou a plataforma GIF Tenor, que é usada para melhor utilizar GIFs dentro das imagens do Google e outros serviços, além de ter a vantagem de poder rastrear mais tendências de dados por meio do uso de GIF. O Tenor, por exemplo, divulgou repetidamente o valor do seu ‘Gráfico emocional’, que é capaz de mapear com base no uso de GIF na Web.

Para o Facebook, obter mais informações através de GIFs, sobre o estado emocional de seu público, ampliará sua capacidade de segmentação de anúncios, a fim de melhorar seus resultados – por exemplo, se você soubesse que um grupo determinado de pessoas expressam mais frequentemente certas emoções, provavelmente eles estarão mais abertos a mensagens ou produtos específicos, o que ajudará o Facebook a aprimorar ainda mais o engajamento.

Ainda não há um esboço definitivo de como a aquisição da plataforma GIPHY afetará os vários sites que se utilizam dos recursos de GIFs, mas pelo o que parece, ele continuará operando normalmente – embora haja uma chance de que o Facebook possa impedir concorrentes em ascensão como o TikTok de utilizarem o serviço.

Tags: , , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu