Entretenimento
0

Infográfico mostra as empresas mais antigas do mundo

As empresas mais antigas do mundo

Vivemos em uma época em que algumas das maiores empresas do mundo são aquelas que só existem há algumas décadas, no máximo. Amazon, Apple, Google e outras gigantes são todas relativamente novas. Mas mesmo diante de todo o avanço tecnológico, existem empresas lendárias que sobrevivem ao tempo, e este infográfico vai te apresentar as empresas mais antigas do mundo que ainda estão na ativa. Ficou curioso? Então vamos conferir.

O segredo do sucesso ao longo dos anos

O mundo dos negócios é implacável e cruel, portanto, qualquer empresa que consiga sobreviver por mais de 100 anos é aquela que comprovou sua capacidade de adaptar, evoluir e enfrentar as tempestades do mercado. Por exemplo, a Coca-Cola já está entre nós por pelo menos 130 anos, e mesmo diante de vários problemas enfrentados ao longo de sua história, permanece sendo uma potência mundial.

Mas se você acha que 130 anos é muito tempo, saiba que existem empresas ativas que antecedem períodos históricos como a Revolução Industrial (1760 – 1840), a Revolução Francesa e o Renascimento (1300 – 1600). Já fez as contas?

As empresas mais antigas do mundo por continente

Abaixo você verá o infográfico completo, que apresenta empresas do mundo inteiro e sua idade. Para visualizar a imagem com detalhes, clique em cima dela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Abrir imagem em uma nova guia“.

As Empresas Mais Antigas do Mundo

Ásia

Quando o construtor de templo coreano Shigemitsu Kongo se mudou para o Japão para ajudá-los a construir templos budistas, ele provavelmente esperava que seu novo negócio, Kongo Gumi, durasse o resto de sua vida. Ou talvez o tempo suficiente para manter seus filhos ou netos empregados. Ele só não iria imaginar que isso ainda iria perdurar até 2020. A empresa ainda está envolvida na indústria da construção, tendo sido fundada há muitos anos, em 578.

Você acha que o Kentucky Fried Chicken (KFC) é antigo com os seus 90 anos? Podemos até chamá-lo de um bebê em comparação com a Bucket Chicken House de Ma Yu Ching na China, que foi inaugurada em 1153. Isso a torna um dos mais antigos fast-foods estabelecidos no mundo.

Europa

Outro lugar para comer, se você é fã de história, é o St. Peter Stifts Kulinarium, em Salzburgo, Áustria. Ele está localizado dentro dos muros da abadia de São Pedro desde 803 e, aparentemente, serviu a Wolfgang Amadeus Mozart, Faust e Cristóvão Colombo em seu tempo. Também não é o único negócio do século IX na Europa. Na Alemanha, você encontra a Adega Staffelter Hof, que produz vinhos desde 862, enquanto o Royal Mint, no Reino Unido, e a Monnaie de Paris, na França, são responsáveis ​​por criar o dinheiro de seu país desde 886 e 864, respectivamente. Na Irlanda, eles têm suas prioridades certas, com o Sean’s Bar em Athlone servindo bebidas desde 900.

América do Norte

Certamente não há bares na América do Norte que remontam a mais de 1000 anos. O negócio mais antigo aqui que ainda hoje funciona é a Casa da Moeda do México, fundada em 1534. Pode ter havido balas há centenas de anos na Europa, mas essa acabou se revelando particularmente influente, com as moedas produzidas lá formando a base para a moeda nos EUA, Japão e China. A empresa mais antiga ainda ativa nos EUA é a Shirley Plantation, fundada por Edward Hill em 1638 na Virgínia e, incrivelmente, seus descendentes ainda operam o negócio todos esses anos depois. Ainda é uma plantação, mas também é aberto ao público como um exemplo raro da arquitetura no estilo da rainha Anne.

América do Sul

Assim como no Reino Unido, França, México e muitos outros países, a necessidade de criar dinheiro levou à formação das empresas mais antigas da América do Sul, que ainda existem hoje. Na Colômbia, a Casa da Moeda da Colômbia remonta a 1621, enquanto a Casa da Moeda do Brasil foi criada no Brasil, 73 anos depois. Quando há dinheiro, muitas vezes é preciso haver armas, infelizmente, e outra das empresas mais antigas da América do Sul é responsável por fabricá-las desde 1811. A FAMAE – Fábricas e Maestranzas do Exército (“Fábricas e Oficinas do Exército” ) é um fabricante chileno de armas de fogo, que fabrica armas para uso das forças armadas e da polícia.

África

Na África, muitas das empresas mais antigas fundadas que ainda hoje operam são serviços postais. O Mauritius Post remonta a quando a Maurícia era uma colônia francesa em 1772 e assumiu a forma de um serviço com apenas oito mensageiros. Em 1814, a Namíbia tornou-se o segundo país africano a conseguir um serviço postal com o NamPost, e ambos ainda hoje entregam o correio. Surpreendentemente, cinco das dez principais empresas mais antigas da lista para a África são todos serviços postais, com outras indústrias notáveis, incluindo empresas ferroviárias no Egito, Djibuti e Senegal, bancos no Sudão, Líbia, Marrocos, Nigéria e outras, incluindo Mauritânia, que remonta apenas a 1973.

Oceânia

Outro serviço postal que é o mais antigo de seu país ainda em execução é o estabelecido na Austrália. É também uma história colorida, pois o Australia Post (AusPost como é conhecido hoje) foi fundado por Isaac Nichols, um ex-condenado quando foi nomeado Postmaster para New South Wales. Sua primeira agência postal foi sua própria casa antes que ele pudesse abrir uma agência postal real logo depois. Na Nova Zelândia, a empresa mais antiga é o Bank of New Zealand, que remonta a 1861 e foi criado por um ato do Parlamento. Hoje ainda é um dos maiores bancos do país. 

Muito se pode aprender sobre um país a partir da história de suas indústrias e ainda mais é revelado nas histórias de empresas individuais. Quanto mais você voltar, mais fascinantes serão as histórias e mais informações sobre as histórias únicas de cada lugar você encontrará. Você conhece algum local de negócios perto de você que seja bem antigo? Compartilhe conosco.

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu