Tecnologia

TikTok ultrapassa 2 bilhões de downloads e chama atenção das marcas

Aplicativo TikTok

A rede social de vídeos curtos TikTok, criada em 2017 pela startup chinesa ByteDance, superou a marca de dois bilhões de downloads no mundo. O aplicativo já havia sido o mais baixado do ano por conta de países como Índia e Brasil e, com o feito, se junta a um grupo seleto, que inclui apps como Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube e Gmail.

O crescimento do TikTok foi divulgado pela Sensor Tower, renomada fornecedora de inteligência de mercado e insights para empresas de aplicativos. Segundo a empresa, 75,5% dos downloads do aplicativo acontecem na Play Store. Fora da China, o país onde a rede social registrou mais downloads é a Índia, com 611 milhões.

Para se ter uma ideia da popularização da rede social no mundo, mais 500 milhões de downloads foram registrados desde outubro de 2019. No primeiro trimestre deste ano, a plataforma foi líder em número de downloads, com 315 milhões. O WhatsApp, segundo da lista no mesmo período, teve 250 milhões de downloads.

TikTok Supera Os 2 bilhões de Downloads

Em termos anuais, o TikTok teve 129,4 milhões de downloads em 2017, ano em que foi levado para mais países. Em 2018, o número saltou para 655,8 milhões e, em 2019, chegou a 718 milhões. A Sensor Tower afirma que o crescimento acontece por conta de uma forte estratégia de marketing e, mais recentemente, pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), quando usuários buscam novas formas de se entreter.

O TikTok já registrou US$ 456,7 milhões em faturamento com gastos de usuários no aplicativo, sendo 72,3% do valor registrado na China. E, apesar da maioria dos downloads ter acontecido no Android, a quantia vem principalmente do iOS. Os usuários de iPhone já gastarão US$ 435,3 milhões no app.

Um ambiente propício para negócios

Voltada para o entretenimento de jovens, a rede social TikTok já é o quarto maior aplicativo em número de usuários, o que o torna bem atraente do ponto de vista comercial e abre novas possibilidades de geração de conteúdo para profissionais e empresas.

A novidade no formato de interação e o oferecimento de um grande alcance orgânico, fazem do aplicativo um ambiente promissor para publicidade e novos negócios. Não à toa, marcas gigantes como a NBA e a RedBull já fazem uso da plataforma para interagir com seu público e ganhar novos adeptos.

Com o recurso de transmídia, onde o usuário do TikTok pode compartilhar seu conteúdo em diversas outras redes sociais e locais na Internet, a plataforma favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes, e muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo. No TikTok, você pode compartilhar no Instagram, divulgar links do seu site e transmitir Lives.

Com o sucesso vem novos desafios

Com o forte crescimento e sucesso, o TikTok agora precisa enfrentar desafios ainda maiores – desde questões de privacidade e segurança até como irá lidar com compras no aplicativo, principalmente com os usuários mais jovens.

Do ponto da privacidade e segurança, neste ano, o aplicativo inaugurou um recurso de controle parental para permitir que os pais possam ter maior controle de decisão em relação ao tempo que seus filhos ficam conectados à rede social, ser possível censurar conteúdo potencialmente inapropriado e controle de quem pode enviar mensagens diretas para a conta.

O recurso de controle parental possui um sistema de sincronização familiar que permite que pais e adolescentes personalizem suas configurações de segurança com base em suas necessidades individuais. A configuração é simples. Basta conectar a conta de uma criança com a de um responsável para que este tenha acesso a uma série de configurações de controle. A criança deverá aceitar a solicitação de pareamento das contas e o escaneamento de um código QR na tela do celular onde está a conta do menor de idade.

Além disso, os usuários podem denunciar contas, vídeos e comentários com os quais não se sentirem confortáveis. “O objetivo é incentivá-los a manter um ambiente seguro e tornar mais rápido e fácil para a equipe do TikTok revisar e remover conteúdos, de acordo com as Diretrizes da Comunidade”, explicou a plataforma, em comunicado.

 

Tags: Android, Aplicativo de Vídeos, iOS, Rede Social, TikTok

Posts Relacionados