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Feed Profissional e Atrativo no Instagram – Crie o seu agora mesmo

Feed Profissional e Atrativo no Instagram

O visual do feed do seu Instagram será a primeira coisa que usuários irão avaliar ao visualizarem o seu perfil. Um feed profissional e atrativo apresenta cores, layouts e imagens em harmonia e isso gera muito mais chances de se conquistar um novo seguidor! Para lhe ajudar nessa tarefa de organizar seu feed do Instagram, preparamos esse artigo com inúmeras dicas.

A importância do feed organizado para a associação de marca

Quando um feed apresenta uma estética que seja única, coesa e agradável, rapidamente o usuário reconhecerá a marca/empresa/profissional por trás daquele perfil. Um feed profissional é a apresentação da sua personalidade, do seu estilo de ser e contribuirá para que seus seguidores reconheçam rapidamente no feed deles quando você compartilha um novo conteúdo.

Embora possa parecer desafiador estruturar um feed, você verá que com um bom planejamento você poderá conquistar seu feed estiloso tão desejado.

Estabelecendo o padrão da sua marca

Seja você um empreendedor digital ou empresa, é necessário que seu público seja apresentado à identidade visual da sua marca. Uma marca bem padronizada ajuda as pessoas a lembrarem melhor de você.

Esse padrão deve transmitir sua história, seus valores, sua forma de atuação no mercado, entre outras características. Por exemplo, se você gosta de verão, praia e sol, usará cores quentes como o amarelo, o laranja ou vermelho e layouts mais divertidos. Mas se sua marca deseja transparecer elegância, tons mais sóbrios e fontes finas irão ajudar melhor a transmitir esse conceito.

Caso você não tenha ainda planejado o padrão da sua marca, listamos algumas dicas que ajudarão você a defini-lá:

Conheça o seu público-alvo

Quando você conhece o estilo e gostos das pessoas com quem deseja se comunicar, o desenvolvimento da estética da sua marca se tornará algo muito mais fácil. Você poderá realizar pesquisas de opinião utilizando o stories do Instagram para saber as preferências das pessoas que seguem o seu perfil.

Valorize as cores

Para quem buscar criar uma estética diferenciada no Instagram deve levar muito a sério a questão das cores. Pesquisas apontam que a cor influencia as decisões de compras do consumidor em até 85% e aumenta o reconhecimento da marca em até 80%. Portanto, para obter excelentes resultados com seu perfil no Instagram, tome decisões certas quanto as cores a serem utilizadas.

Se você já possui um site, logotipo e uma marca, busque utilizar as cores que orbitam dentro do universo das cores que você já utiliza. Incorpore-a ao conteúdo. Aos poucos você perceberá que o feed vai ficando mais coeso e mesmo que o conteúdo seja diferente de um post para outro, uma paleta de cores uniforme é naturalmente agradável aos olhos de quem vê.

Os consumidores julgam uma marca dentro de 90 segundos após vê-la pela primeira vez – e até 90% desse julgamento é baseado em cores. Verifique se as cores da sua marca ajudam a moldar sua personalidade. Por exemplo, uma creche infantil não utilizará cores escuras e sombrias.

Caso você possua dificuldades em definir as cores que irá utilizar em seu feed no Instagram, algumas dicas poderão ajudá-lo:

  • Utilizando o Pinterest, você poderá salvar Pins que inspiram você e são relevantes para sua marca. Observe o padrão de cores das imagens que você vai salvando e dessa forma você conseguirá ter uma noção dos estilos mais adequados. Por exemplo, se você é uma empresa de roupa de banho, seu painel no Pinterest pode ter fotos da praia, de palmeiras, ou cenas de piquenique,de festas na piscina e do pôr do sol. Certas imagens o atrairão mais do que outras, portanto, observe os padrões de cores que aparecerem no conteúdo que você salvar.
  • Crie a sua própria paleta de cores: hoje podemos contar com inúmeros sites na internet especializados em tendências de cores. Alguns fornecem até paletas de cores pré-estabelecidas, bastará você pegar o código das cores e utilizar em seu projeto de feed profissional. Recomendamos o Color Hunt, que disponibiliza gratuitamente essas paletas.

Utilize ferramentas para edição de imagens

Afinal, o que os perfis de sucesso têm em comum? Fotos e vídeos publicados de maneira estratégica, que deixam o feed com a identidade da marca, desta forma, transmitindo os seus valores através dos posts.

A edição de imagens é um dos grandes desafios para muitas pessoas que não possuem habilidades em manusear softwares complexos de edição como por exemplo, o Photoshop. A sorte é que hoje já existem aplicativos legais e gratuitos que facilitam o trabalho de edição, tornando essa atividade muito mais simples.

Alguns exemplos desses aplicativos são:

  1. Trakto – templates prontos e personalizáveis para criar seus posts
  2. Google Slides – embora seja mais apropriado para criação de slides, possui recursos que ajudam na edição de imagens
  3. Easel.ly – ferramenta utilizada para a criação de infográficos, mas que também é bastante útil para produção de posts
  4. Iconfinder – precisando de um ícone descolado para personalizar sua imagem, é aqui que você vai encontrar
  5. Meme Generator Free – em busca de gerar conteúdos virais? Os memes são uma boa para isso
  6. CloudApp – permite que a edição da imagem fique guardada na nuvem e possa ser acessada de diversas plataformas
  7. Favicon – ideal para cortar e redimensionar imagens de forma online
  8. Page2Images – digite a URL de um site e o site gera uma foto da página para você
  9. Photovisi – o queridinho quando o assunto são colagens. Mescle diversas fotos em uma só e crie lindos murais
  10. Befunky – aqui você possui inúmeras opções de edição como recortar, inserir molduras além de diversos filtros já prontos
  11. Subtle Patterns – precisando de planos de fundo para suas fotos? Esse site possui inúmeros background gratuitos
  12. Inshot – app para inserir textos, emojis e criar suas próprias montagens
  13. Drool – outro app com mais mais recursos de edição de textos animados para imagens
  14. Hype Type – para stories animados e diferenciados para dar um toque especial às suas imagens
  15. Canva – um dos mais famosos e utilizados da lista, possui um vasto arquivo com diversos recursos de edição, templates e filtros para criar peças gráficas rapidamente e sem a necessidade de conhecimento aprofundado.

Planeje-se bem

Após ter definido um padrão de cores e os recursos e ferramentas que utilizará para realizar a edição de suas imagens, é hora de planejar seu feed profissional no Instagram.

O planejamento te ajudará a definir qual post fica melhor ao lado do outro, saberá como cada cor se comportará em determinada área do feed, poderá brincar com junções de posts etc. Pode parecer que você gastará um tempo grande para fazer o planejamento, mas na verdade ele te ajudará a economizar bastante tempo futuro e ainda ganhar com a estética atrativa que obterá.

Ferramenta para planejamento de Feed no Instagram

Uma ferramenta interessante que vai ajudar você a montar um feed “de teste” é o Planoly. O site/app possui uma versão grátis que você pode realizar até 30 posts por mês, e limitado para uma conta. Basta arrastar e soltar para avaliar como seu feed está ficando. Com ele você também poderá descobrir novas tendências.

Fique atento às tendências de Feeds

O Instagram é uma rede social bastante visual e por lá muitas tendências são ditadas. Ficar de olho nelas ajudará você a mostrar-se uma marca antenada, ativa e à frente de outros perfis concorrentes ou similares.

Separamos alguns IGs geniais para você se inspirar:

Cores coordenadas: Crie uma paleta de cores com suas cores favoritas (ou da sua marca) e coloque imagens com essas cores.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - Stella Maria Baer
@stellamariabaer

Imagens com bordas: bordas, sejam finas ou mais grossas, tornam o feed bem diferenciado.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - Beautiful & Yummy
@beautifulandyummy

Imagens retangulares: que tal fugir do padrão quadrado do feed?

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - auroradesign
@auroradesign

Filtro favorito: aplique o mesmo filtro sobre todas as suas fotos e deixe o feed bem coeso.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - Marianna Hewitt
@marianna_hewitt

Minimalismo: para fãs de linhas simples e um design minimalista.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - minimaliststyle
@minimaliststyle

Estilo Vintage: estilos retrôs sempre são fontes de inspiração.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram
@asupremeshot

Feed Colorido: Se você gosta de cores, adorará essa ideia. 

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - Colorido
@sarahhearts

Feed com vídeos: para você que gosta de ir além das fotos

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - Videos
@saxonedridge

Tabuleiro de damas: Utilize o tema quadriculado é alternando aspas com imagens.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - tabuleiro de damas
@bossbabe.inc

Mosaicos: Use alguma ferramenta de corte para dividir suas fotos em pedaços e reorganizá-las no feed.

Feed Profissional e Atrativo no Instagram - mosaico

Com muitas marcas surgindo todos os dias, ter uma estética coesa e agradável pode destacar sua marca das demais. Com as dicas e exemplos acima, você pode estabelecer um feed profissional e atrativo no Instagram mesmo tendo pouco conhecimento com design.

Para quem quer ir além

Se você gostou das nossas dicas, saiba que é possível ir ainda mais além e obter um conhecimento que te deixará muito à frente de outros perfis. O Álvaro, do IG @alvaroprs, elaborou um mini-curso com diversas dicas de ouro e secretas revelando como os maiores perfis do Instagram utilizam o feed para conquistar seguidores e clientes.

Vale a pena dar uma olhada no vídeo que ele explica um pouco sobre o mini-curso.

Mini-curso Para Ter Um Feed Profissional no Instagram

Na página dele é possível obter mais detalhes sobre o curso. Para acessar, basta clicar no botão logo abaixo.

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