Devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus, vários países, estados e cidades estão adotando medidas rígidas de controle sanitário, e exigindo aos seus cidadãos o uso de máscaras para reduzir a possibilidade de contágio. A Xiaomi, gigante tecnológica, está investindo no desenvolvimento de uma máscara inteligente que além de proteger o usuário, possuem a tecnologia de auto-limpeza.
Apelidado de Project Aeri, o projeto conta com a equipe de desenvolvimento científico da Huami, subsidiária da Xiaomi focada em acessórios para o corpo.
Máscara Inteligente Xiaomi
A máscara possui um filtro do tipo N95 substituível. O filtro N95 é o padrão que oferece a maior proteção contra agentes infecciosos.
Diferente de outras máscaras disponíveis no mercado, o Project Aeri será fabricado com um material transparente e flexível, que se ajusta ao formato do rosto. Uma curiosidade da máscara é que por ser ajustável ao rosto, será possível ver as expressões faciais do usuário e até desbloquear dispositivos móveis que possuem o recurso de reconhecimento facial.

Foto: Reprodução/XDA Developers / Estadão
Os filtros ficam nas laterais da máscara, junto com um ventilador, o que evita que o material transparente embasse com a respiração.
Dispositivos extras para a Máscara Inteligente Xiaomi
Se não estiver em uso, a máscara inteligente ativa um dispositivo incorporado que emite raios ultravioletas que desinfetam o acessório. O produto também dispôe de um sensor que identifica o Índice de Qualidade do Ar, com dados em tempo real sobre a qualidade do ar, a umidade, a frequência respiratória do usuário e expiração do filtro. Para utilizar essas funções, o acessório pode ser carregado por uma entrada do tipo USB-C.

Foto: Reprodução/XDA Developers / Estadão
Ainda não há data de lançamento para o produto e, aparentemente, é apenas um conceito em desenvolvimento e aprimoramento, mas parece ter um grande apelo ao público em geral, tanto pela estética futurista quanto pela proteção extra que oferece contra o novo coronavírus.