Geek
0

Minecraft: há mais de dez anos, um fenômeno mundial

Minecraft há mais de dez anos, um fenômeno mundial

Como um jogo de gráficos simples e sem objetivo é sucesso há tantos anos? Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas mundo a fora já compraram o jogo Minecraft, em uma, duas ou mais de suas versões. Um jogo que desde o seu lançamento em 2009 ainda em fase alpha (inacabada) já deu indícios claríssimos do possível sucesso que poderia alcançar, pois vendeu 800 mil cópias — um número muito alto para um jogo criado por uma pessoa só, e ainda, em fase de teste.

O criador de Minecraft

O criador de Minecraft é o sueco Markus Notch Persson, um programador autodidata que começou a criar o jogo em suas horas vagas. Persson criou em pouco tempo o jogo de gráfico “pixelizado”. Com o sucesso de vendas do jogo ainda em seu estado inicial, Persson decidiu criar a empresa Mojang para dedicar 100% do seu tempo ao jogo, e contar com a colaboração de outros profissionais para melhorá-lo e ampliá-lo. Em 2014, a Microsoft comprou a Mojang juntamente com o Minecraft, de Persson.

O jogo

Minecraft é um jogo de sobrevivência onde os jogadores podem explorar um mundo aberto tridimensional pixelizado. A meta é construir, usando blocos, um mundo sem fronteiras. No Minecraft, não há um roteiro a ser seguido, um objetivo concreto e único. Cada jogador, tem a liberdade para usar sua imaginação como desejar.

Minecraft há mais de dez anos, um fenômeno mundial
Minecraft há mais de dez anos, um fenômeno mundial

Por que tão aclamado?

Minecraft é aclamado pela crítica, ganhando prêmios e sendo considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, e pelos seus aficionados adeptos.

A jogabilidade não-linear do game, o que parece simples, é talvez, o que o torna tão atrativo. O mundo aberto do jogo é composto de objetos brutos — principalmente cubos e fluidos, (blocos) que representam vários materiais, como pedra, água, minérios e troncos de árvores. As múltiplas possibilidades disponibilizadas para os jogadores, faz com que a curiosidade seja instigada cada vez mais, para a criação de novas coisas e novos mundos.

Além do lazer e entretenimento

Além do jogo como entretenimento em si, Minecraft também é muito usado como uma ferramenta educacional, especialmente no campo de sistemas da computação.

O Minecraft Education Edition é uma versão educacional lançada pela Microsoft, que possui inúmeras funcionalidades para criação de propostas pedagógicas através do game. A versão visa auxiliar alunos a: desenvolver a criatividade, exercitar a capacidade de tomada de decisão e planejamento, criar noção de espaço, promover conhecimento histórico e estimular o interesse ambiental. Tudo isso, através da mesma linguagem, de uma forma fácil e divertida.

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu