Dicas
0

Imagens Panorâmicas para o Instagram – Aprenda a criar no Illustrator

Imagens panorâmicas para o Instagram

Se você já tentou fazer upload de uma imagem panorâmica no feed do Instagram – ou, se estivermos sendo honestos, qualquer imagem horizonal interessante -, provavelmente teve problemas.

Sim, você pode incluir a foto inteira em um único post, mas, em grande parte dos casos, é necessário diminuir o zoom até o fim para ajustar tudo, pois é impossível ver todos os detalhes surpreendentes que você estava tentando preservar.

Acontece que há uma maneira fácil de contornar o problema: uma foto panorama com várias imagens em sequência.

Para criar uma, você essencialmente fará o upload de sua imagem única dividida em várias imagens, semelhante à forma como criaria uma apresentação de fotos em slides (passar pro lado) na plataforma, e quando o seu seguidor rolar a foto para o lado, pensará que está visualizando uma única imagem.

Por exemplo, realizamos um teste com a imagem abaixo:

Como Publicar Imagens Panorâmicas no Instagram

E compartilhamos assim:

Aqui está uma visão geral de como fazer:

Primeiro, abra sua imagem no seu software de edição de fotos favorito. Vamos utilizar o Illustrator, software de edição de imagens da Adobe.

Vamos supor que queremos carregar uma imagem com a proporção de 4:5 e seja 1350 x 1080. Isso significa que voce precisará fazer um pouco de matemática. Para uma foto de duas imagens, você multiplicará 1080 x 2, o que o levará a 2160. Isso significa que você desejará cortar sua imagem original para 2160 pixels de largura; Dessa forma, quando você o divide em duas fotos, você tem duas imagens que são 1080.

Abra o Illustrator e no menu principal, clique em Arquivo > Novo…

Na aba de Novo Documento, insira o nome do seu arquivo. Após isso, defina a quantidade de pranchetas que utilizará. Cada prancheta acomodará um trecho da imagem panorâmica, se você quiser que sua imagem tenha 2, 3 ou mais divisões, informe a quantidade nesse campo. O próximo passo será definir o tamanho da sua imagem. Como citamos anteriormente, vamos utilizar o tamanho 1080 de largura por 1350 de altura em cada trecho da nossa foto panorâmica. Clique em OK para finalizar.

Como Publicar Imagens Panorâmicas no Instagram

Com as pranchetas criadas, clique no botão Ferramenta Prancheta (Shift + O), clique em cima da Prancheta 2 e arraste ela até encostar a borda na prancheta 1. Isso é muito importante para que você não perca nenhum pedaço da sua foto no recorte.

Imagens panorâmicas para o Instagram - Organizando as Pranchetas no Illustrator

O próximo passo será inserir a imagem ao arquivo. Vá até o menu, clique na opção Arquivo > Inserir …

Selecione a imagem que deseja utilizar e insira até cobrir todas as pranchetas. Arraste e alinhe a imagem de acordo com as bordas de cada prancheta. Caso queira redimensionar sua imagem, clique nela, selecione um dos cantos da imagem, e apertando simultaneamente a tecla Shift arraste para o tamanho adequado à sua escolha.

Após ter adequado sua imagem às pranchetas, será necessário ter cópias dela de acordo com a quantidade de pranchetas que você escolheu. No nosso caso, apenas duplicaremos a imagem. Teremos uma imagem para cada uma das duas pranchetas.

Na aba camadas do seu Illustrator, gere uma nova camada (na imagem Camada 2), clicando no botão vizinho à lixeira. Após isso, clique no Arquivo da Camada 1, aperte a tecla ALT do seu teclado e arraste-a até à camada 2. Isso irá duplicar a imagem.

Agora iremos criar dois retângulos que servirão como facas de corte. Selecione a ferramenta Retângulo (M), clique em qualquer área do documento para que apareça a tela para inserir as medidas do retângulo. Defina as medidas de acordo com o tamanho da prancheta que você definiu anteriormente. Depois clique em OK. Repita a operação para a mesma quantidade de pranchetas que você determinou.

Com os retângulos criados, posicione-os em cima de cada prancheta criada, e organize-os dentro de suas respectivas camadas, conforme a imagem abaixo.

Imagens panorâmicas para o Instagram - Gerando um Novo Arquivo no Illustrator

Perceba que colocamos um retângulo em cada camada. Vamos ao próximo passo? Começando a Camada 2, clique em cima do retângulo para que apareça um pequeno quadrado vermelho. Agora, clique na tecla shift e clique em cima do arquivo para que também ele seja selecionado, conforme imagem abaixo. Ambos precisam estar selecionados.

Imagens panorâmicas para o Instagram - Utilizando a Faca de Corte do Illustrator

Agora vem o truque mágico! Com ambos os arquivos selecionados, segure a tecla CRTL (control) no seu teclado e aperte a tecla 7. O retângulo recortará a imagem para que fique na mesma medida da prancheta. Faça o mesmo processo na Camada 1.

Com as imagens recortadas, agora iremos para o processo de finalização. No menu principal, selecione a aba Arquivo > Exportar…

Defina um nome para o seu arquivo, selecione o tipo de arquivo a ser exportado (recomendamos o formato .PNG), marque a opção “Usar pranchetas” e selecione o intervalo a ser utilizado. Em nosso caso, de 1-2.

Na última tela, selecione a qualidade da resolução. Quanto mais alta, maior a qualidade e o tamanho do arquivo. A opção Média (150 PPI) funciona muito bem para o Instagram. Clique em OK.

Imagens panorâmicas para o Instagram - Definir Resolução da Imagen

Agora é só aguardar finalizar a gravação do arquivo e pronto. Suas imagens estão prontas para serem publicadas no feed do Instagram e impressionar todos os seus seguidores!

Imagens panorâmicas para o Instagram

Parece muito esforço, mas na verdade é muito simples quando você o tenta algumas vezes – e pode levar a posts no Instagram bastante impressionantes.

Se gostou da nossa dica, comente aqui embaixo. Sua contribuição é muito importante para nós, ah … e não esquece de seguir a gente no Instagram @soludigoficial

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu