Se você já tentou fazer upload de uma imagem panorâmica no feed do Instagram – ou, se estivermos sendo honestos, qualquer imagem horizonal interessante -, provavelmente teve problemas.
Sim, você pode incluir a foto inteira em um único post, mas, em grande parte dos casos, é necessário diminuir o zoom até o fim para ajustar tudo, pois é impossível ver todos os detalhes surpreendentes que você estava tentando preservar.
Acontece que há uma maneira fácil de contornar o problema: uma foto panorama com várias imagens em sequência.
Para criar uma, você essencialmente fará o upload de sua imagem única dividida em várias imagens, semelhante à forma como criaria uma apresentação de fotos em slides (passar pro lado) na plataforma, e quando o seu seguidor rolar a foto para o lado, pensará que está visualizando uma única imagem.
Por exemplo, realizamos um teste com a imagem abaixo:
E compartilhamos assim:
Aqui está uma visão geral de como fazer:
Primeiro, abra sua imagem no seu software de edição de fotos favorito. Vamos utilizar o Illustrator, software de edição de imagens da Adobe.
Vamos supor que queremos carregar uma imagem com a proporção de 4:5 e seja 1350 x 1080. Isso significa que voce precisará fazer um pouco de matemática. Para uma foto de duas imagens, você multiplicará 1080 x 2, o que o levará a 2160. Isso significa que você desejará cortar sua imagem original para 2160 pixels de largura; Dessa forma, quando você o divide em duas fotos, você tem duas imagens que são 1080.
Abra o Illustrator e no menu principal, clique em Arquivo > Novo…
Na aba de Novo Documento, insira o nome do seu arquivo. Após isso, defina a quantidade de pranchetas que utilizará. Cada prancheta acomodará um trecho da imagem panorâmica, se você quiser que sua imagem tenha 2, 3 ou mais divisões, informe a quantidade nesse campo. O próximo passo será definir o tamanho da sua imagem. Como citamos anteriormente, vamos utilizar o tamanho 1080 de largura por 1350 de altura em cada trecho da nossa foto panorâmica. Clique em OK para finalizar.
Com as pranchetas criadas, clique no botão Ferramenta Prancheta (Shift + O), clique em cima da Prancheta 2 e arraste ela até encostar a borda na prancheta 1. Isso é muito importante para que você não perca nenhum pedaço da sua foto no recorte.
O próximo passo será inserir a imagem ao arquivo. Vá até o menu, clique na opção Arquivo > Inserir …
Selecione a imagem que deseja utilizar e insira até cobrir todas as pranchetas. Arraste e alinhe a imagem de acordo com as bordas de cada prancheta. Caso queira redimensionar sua imagem, clique nela, selecione um dos cantos da imagem, e apertando simultaneamente a tecla Shift arraste para o tamanho adequado à sua escolha.
Após ter adequado sua imagem às pranchetas, será necessário ter cópias dela de acordo com a quantidade de pranchetas que você escolheu. No nosso caso, apenas duplicaremos a imagem. Teremos uma imagem para cada uma das duas pranchetas.
Na aba camadas do seu Illustrator, gere uma nova camada (na imagem Camada 2), clicando no botão vizinho à lixeira. Após isso, clique no Arquivo da Camada 1, aperte a tecla ALT do seu teclado e arraste-a até à camada 2. Isso irá duplicar a imagem.
Agora iremos criar dois retângulos que servirão como facas de corte. Selecione a ferramenta Retângulo (M), clique em qualquer área do documento para que apareça a tela para inserir as medidas do retângulo. Defina as medidas de acordo com o tamanho da prancheta que você definiu anteriormente. Depois clique em OK. Repita a operação para a mesma quantidade de pranchetas que você determinou.
Com os retângulos criados, posicione-os em cima de cada prancheta criada, e organize-os dentro de suas respectivas camadas, conforme a imagem abaixo.
Perceba que colocamos um retângulo em cada camada. Vamos ao próximo passo? Começando a Camada 2, clique em cima do retângulo para que apareça um pequeno quadrado vermelho. Agora, clique na tecla shift e clique em cima do arquivo para que também ele seja selecionado, conforme imagem abaixo. Ambos precisam estar selecionados.
Agora vem o truque mágico! Com ambos os arquivos selecionados, segure a tecla CRTL (control) no seu teclado e aperte a tecla 7. O retângulo recortará a imagem para que fique na mesma medida da prancheta. Faça o mesmo processo na Camada 1.
Com as imagens recortadas, agora iremos para o processo de finalização. No menu principal, selecione a aba Arquivo > Exportar…
Defina um nome para o seu arquivo, selecione o tipo de arquivo a ser exportado (recomendamos o formato .PNG), marque a opção “Usar pranchetas” e selecione o intervalo a ser utilizado. Em nosso caso, de 1-2.
Na última tela, selecione a qualidade da resolução. Quanto mais alta, maior a qualidade e o tamanho do arquivo. A opção Média (150 PPI) funciona muito bem para o Instagram. Clique em OK.
Agora é só aguardar finalizar a gravação do arquivo e pronto. Suas imagens estão prontas para serem publicadas no feed do Instagram e impressionar todos os seus seguidores!
Parece muito esforço, mas na verdade é muito simples quando você o tenta algumas vezes – e pode levar a posts no Instagram bastante impressionantes.
Se gostou da nossa dica, comente aqui embaixo. Sua contribuição é muito importante para nós, ah … e não esquece de seguir a gente no Instagram @soludigoficial