Tecnologia

ili, um tradutor universal um pouco esquisito! Confira

ili, um tradutor universal

Ter um bom tradutor não parece, mas é algo realmente importante. As vezes precisamos apenas para traduzir aquele texto que está na língua desconhecida, então basta abrir um dicionário de línguas e fazer a tradução. Há também aqueles que confiam nos tradutores automáticos online, mesmo eles não sendo tão precisos.

No entanto, e quando você viaja para o exterior e precisa de um tradutor para se comunicar? Abrir um dicionário de tradução não é uma boa opção, restando os tradutores automáticos online. Mas ainda assim, corremos o risco de não termos acesso a internet. Dessa forma, esse tradutor não poderá ser usado.

Para resolver esse problema, foi criado o ili, um tradutor que não precisa de internet. A principal ideia do dispositivo é traduzir as suas frases para outros idiomas de forma rápida, demorando cerca de 0,2 segundos. Inclusive, o funcionamento do aparelho é muito simples, sendo que apenas é preciso ligá-lo, pressionar o botão central enquanto fala no seu próprio idioma e depois soltar o botão. Portanto, o dispositivo irá fazer a tradução para a língua desejada e falar para que você consiga se comunicar com a pessoa do outro país.

ili, um tradutor universal

ili, um tradutor não tão perfeito assim

A ideia é realmente boa e isso não deixa dúvidas. Os idiomas suportados são Inglês, Mandarim, Japonês e Espanhol. Infelizmente, não há suporte para o Português e também não existe uma previsão para que ele seja inserido no dispositivo, sendo um dos pontos negativos (Para nós, Brasileiros).

O outro problema desse dispositivo é que ele somente serve para conversas unilaterais, já que a entrada de fala é sempre em Inglês e a de saída é a escolhida entre os outros três idiomas. Isso com certeza vai fazer a outra pessoa entender, mas você muito provavelmente não irá entender a resposta da pessoa, pois não existe uma tradução simultânea para a sua língua. Dessa forma, um bom uso do ili, seria apenas para a utilização de perguntas simples, onde a outra pessoa poderia lhe ajudar apontado a direção.

Por último, podemos afirmar que o aparelho não é muito barato, custando US$ 200,00. A ideia é ótima e chega a justificar o preço, entretanto, a entrega unilateral nos faz pensar que seria melhor andar com um dicionário de línguas na bolsa.

Tecnologia

O ili, apresenta um processador muito avançado em seu interior e vem carregado com uma biblioteca de frases que normalmente são utilizadas por viajantes. Além disso, ele utiliza palavras associadas a lugares específicos para minimizar possíveis erros de tradução.

Confira mais detalhes sobre a tecnologia do ili, no vídeo a seguir, que foi liberado pela fabricante do dispositivo:

Tags: ,

Posts Relacionados

Menu