Inovação

Xiaomi investe em máscara inteligente que se desinfeta sozinha

Máscara Inteligente Xiaomi Modelo X

Devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus, vários países, estados e cidades estão adotando medidas rígidas de controle sanitário, e exigindo aos seus cidadãos o uso de máscaras para reduzir a possibilidade de contágio. A Xiaomi, gigante tecnológica, está investindo no desenvolvimento de uma máscara inteligente que além de proteger o usuário, possuem a tecnologia de auto-limpeza.

Apelidado de Project Aeri, o projeto conta com a equipe de desenvolvimento científico da Huami, subsidiária da Xiaomi focada em acessórios para o corpo.

Máscara Inteligente Xiaomi

A máscara possui um filtro do tipo N95 substituível. O filtro N95 é o padrão que oferece a maior proteção contra agentes infecciosos.

Diferente de outras máscaras disponíveis no mercado, o Project Aeri será fabricado com um material transparente e flexível, que se ajusta ao formato do rosto. Uma curiosidade da máscara é que por ser ajustável ao rosto, será possível ver as expressões faciais do usuário e até desbloquear dispositivos móveis que possuem o recurso de reconhecimento facial.

Máscara Inteligente Xiaomi Modelo Y
Esse é o segundo modelo do Project Aeri, chamado de “Y”.
Foto: Reprodução/XDA Developers / Estadão

Os filtros ficam nas laterais da máscara, junto com um ventilador, o que evita que o material transparente embasse com a respiração.

Dispositivos extras para a Máscara Inteligente Xiaomi

Se não estiver em uso, a máscara inteligente ativa um dispositivo incorporado que emite raios ultravioletas que desinfetam o acessório. O produto também dispôe de um sensor que identifica o Índice de Qualidade do Ar, com dados em tempo real sobre a qualidade do ar, a umidade, a frequência respiratória do usuário e expiração do filtro. Para utilizar essas funções, o acessório pode ser carregado por uma entrada do tipo USB-C.

Máscara Inteligente Xiaomi
Imagem que detalha os vários módulos do filtro N95 do Project Aeri.
Foto: Reprodução/XDA Developers / Estadão

Ainda não há data de lançamento para o produto e, aparentemente, é apenas um conceito em desenvolvimento e aprimoramento, mas parece ter um grande apelo ao público em geral, tanto pela estética futurista quanto pela proteção extra que oferece contra o novo coronavírus.

Tags: Coronavírus, Máscara Inteligente, Pandemia, Raios Ultravioletas, Xiaomi

Posts Relacionados